Para marcar o Dia da Árvore, celebrado hoje (21), os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) realizaram o plantio de 90 mudas de ipês no Parque da Cidade, uma das áreas verdes mais agradáveis de Teresina, onde fica instalada a sede do órgão.

O ipê é uma árvore nativa e de grande importância para a flora brasileira, por isso foi a espécie escolhida para esse plantio. Além disso, apresenta uma boa adaptação às altas temperaturas que predominam em Teresina e revela um espetáculo ao pontilhar a cidade com o colorido vindo da sua florescência, que se inicia no mês de julho e segue até novembro.

Segundo o secretário da pasta, Olavo Braz, a ação foi pensada como forma de mostrar o comprometimento da equipe em contribuir com a preservação do nosso verde. “Essa foi uma maneira de simbolizar o compromisso dos servidores da secretaria, que são pessoas que trabalham diariamente para preservar o meio ambiente”, destaca o gestor.

O Dia da Árvore tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural, incentivando atitudes que trazem benefícios à natureza. A data foi escolhida pela proximidade da primavera, que começa no dia 22 de setembro. Nas regiões Norte e Nordeste do país, a data também é comemorada no dia 24 de março, já que as condições climáticas são mais favoráveis.

Data também foi celebrada com atividade educativa

Também como forma de comemorar o Dia da Árvore, a SEMAM promoveu, na tarde de ontem (20), uma atividade educativa no Hospital Infantil Lucídio Portella, voltada para crianças e pais atendidos pela unidade de saúde.

A ação, realizada pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), contou com entregue de 50 mudas de plantas frutíferas e apresentação do Grupo Vagão, composto por artistas que trabalham com palhaçaria, teatro, mágica e arte pública.