A 22ª edição do Criança Feliz, realizada no Parque da Cidadania, no último sábado (27), contou com dezenas de atividades e serviços voltados para os pequenos. As atividades de educação ambiental levadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) atraíram o público do evento, promovido pela TV Clube em parceria com diversas instituições.

O trabalho foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam, que buscou dialogar sobre temas associados ao meio ambiente de maneira atrativa, fazendo uso de ferramentas como jogos, cineminha e apresentação circense.

A pequena Vanda Bárbara, de 9 anos, aprendeu de forma lúdica sobre o tráfico de animais silvestres através do jogo Trilha da Liberdade. “Eu aprendi que precisamos deixar os animais livres, que, assim, eles vivem melhor e mais felizes”, conta a garota.

Outra maneira de sensibilizar o público foi por meio da arte circense, com uma apresentação comandada pelo Grupo Vagão de Palhaçaria Popular e Arte Pública. Ao arrancar risos da plateia, os artistas trataram sobre assuntos como resíduos sólidos e proteção dos animais.

Outros temas importantes foram trabalhados através de vídeos reproduzidos no cineminha ambiental preparado para a criançada. O Gabriel Marques, 6 anos, assistiu atento e falou sobre alguns cuidados necessários para preservar o meio ambiente. “Gastar menos água e energia, cuidar das árvores e não maltratar os animais são coisas que podem ajudar a salvar o planeta”, disse o menino.

Para o gerente do NEA, Cláudio Roberto Morais, o evento foi um espaço importante para levar temas que devem ser de interesse coletivo. “O Criança Feliz, por ser um evento que reúne um grande público, nos deu a oportunidade de realizar um trabalho importante, que é promover a educação ambiental, algo tão urgente de ser disseminado. Foi um espaço propício para chamar atenção para assuntos que devem ser de interesse coletivo, afinal, é dever de todos cuidar do meio ambiente”, destaca.

A meninada também recebeu chapéus retratando a Jandaia Sol, ave símbolo de Teresina, além de materiais educativos, como folders e revista, sobre diversos temas ambientais, como maneira de reforçar o que foi trabalhado nos momentos de ludicidade.

O Criança Feliz reuniu mais de 150 serviços, nas áreas da saúde, cidadania, esporte, entretenimento e lazer. Para completar o clima da diversão, a meninada receberá petiscos, biscoitos, salgadinhos, picolés, cremosinho, sorvetes, comidas saudáveis e brindes.