O povoado Alegria e a Chapadinha Sul foram as primeiras localidades da zona rural de Teresina a receberem a visita de uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) e da Defesa Civil com ações educativas que darão início a campanha contra as Queimadas.

O trabalho de conscientização dentro das comunidades chega em um momento onde quase mil focos de queimadas já foram registrados no Piauí, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e PrevFogo Ibama, antes mesmo do período mais quente do ano.

“Precisamos falar sobre essa prática que ainda permanece em muitas propriedades rurais. O fogo mata não só a vegetação, mas também animais que muitas vezes já estão em extinção. Levar o conhecimento até essas pessoas é o objetivo da campanha que vamos lançar e uma preocupação do nosso prefeito Dr. Pessoa”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Elisabeth Sá.

Durante toda a manhã, especialistas alertaram sobre os perigos e cuidados que devem ser tomados quanto aos incêndios. Orientações de como fazer a roça de forma segura, sem agredir o Meio Ambiente, também foi tema junto aos moradores que têm propriedades rurais.

“Eu fico muito feliz em poder fazer parte disso porque precisamos chegar a cada vez mais pessoas. O que queremos é chamar atenção e alertar sobre esse problema que sempre existiu, mas que precisa acabar. Precisamos trabalhar juntos e unir esforços para, pelo menos, minimizar os estragos que podem ser causados pelo fogo”, finalizou Marcos Rolf, gerente da Defesa Civil Municipal.