Essa semana analistas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) acompanharam o trabalho de técnicos da FERMA Engenharia, empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). O PDAU será um importante instrumento no fortalecimento da gestão ambiental em Teresina. O Plano é que vai nortear todas as ações de plantio, conservação, monitoramento e criação de novas áreas verdes na cidade.

“Nesse momento duas equipes estão em diferentes zonas da cidade fazendo todo o mapeamento arbóreo. Está sendo feito o registro completo e detalhado das condições fisiográficas e fitossanitárias de cada árvore existente em nossa capital”, afirmou Claudinei Feitosa, coordenador de parques da SEMAM.

O PDAU aprovado e licitado teve o seu trabalho iniciado no final do primeiro semestre de 2021 onde, na atual etapa, está sendo realizado o inventário de todas as árvores do município de Teresina, nas áreas e espaços definidos no Termo de Referência objeto desta licitação, onde será realizado o diagnóstico de qual tipo de arborização predominante em praças e áreas públicas, quais as mais adequadas para essas áreas e também para outras como a margem dos rios.

“Junto com a Codevasf, a Prefeitura de Teresina, através da SEMAM está elaborando esse plano que será dividido por regiões. Será feito um Plano de monitoramento e manutenção que poderá evitar acidentes como a queda de árvores, por exemplo. Será formada uma comissão que vai criar as instruções normativas que serão enviadas à Câmara para virar lei. Teresina vai voltar a se orgulhar do seu título de cidade verde e agora cada vez mais sustentável. Quem ganha é a população e o nosso Meio Ambiente”, destacou a secretária Elisabeth Sá.