A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), segue com sua política de arborização da cidade. Nesse fim de semana, mais 300 mudas de árvores foram plantadas na capital. O plantio ocorreu no Setor de Esporte da Universidade Federal do Piauí (UFPI), junto ao Complexo de Badminton, e faz parte das comemorações do aniversário de 169 anos de Teresina.

A ação, em parceria com a UFPI, tem como objetivo a criação de um novo e grande Parque Ambiental no Campus do bairro Ininga. “É um gesto que tem grande representatividade porque chama a atenção para a necessidade de cuidarmos da vida, da natureza”, disse o reitor Gildásio Guedes.

O prefeito Dr. Pessoa ressaltou a importância de conciliar as ações de desenvolvimento com a necessária preservação do Meio Ambiente, traduzido no plantio das 300 mudas no Campus Ininga. O deputado estadual Henrique Pires (MDB) também esteve presente, representando a secretária municipal de Meio Ambiente, Elisabeth Sá. “Aqui estamos plantando a determinação de fazer de Teresina outra vez a Cidade Verde”, disse.

Novo parque ambiental vai ocupar uma área de 27 hectares

Segundo a reitoria da UFPI, o Parque Ambiental, que vai ocupar uma área inicial de 27 hectares em pleno campus da Ininga, vai contar com equipamentos de uso comunitário, desde ciclovias, parques infantis, passarelas e um mirante. “É a Universidade pensando no todo, olhando para a comunidade interna e também para a comunidade em geral”, afirmou o reitor, lembrando que o espaço vai contemplar ensino, pesquisa, extensão e vivência cidadã.

As mudas plantadas no Setor de Esportes são de árvores nativas da região, como oiti, angico e caneleiro. Dr. Pessoa disse ainda que o evento assinala de forma mais forte o esforço tanto da UFPI quanto da prefeitura no sentido de construir parcerias para a viabilização de ações do mais alto interesse da sociedade. “Estamos aqui pensando na UFPI, em Teresina e no Piauí”, disse o prefeito.