Teresina ganhou o primeiro posto para a Guarda Civil Ambiental do município, que foi instalado no Parque da Cidade, onde funciona a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), no bairro Primavera, zona Norte da capital.

O espaço inaugurado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi reformado pela superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro em um período de 45 dias, exclusivamente, para abrigar a sede.

A reforma contou com um investimento de R$ 133.491,43 em recursos próprios. A instalação ganhou uma sala de armas, dormitórios com banheiros, refeitório e reforço na segurança com a implantação de grades nas portas e janelas.

Guarda vai atuar na segurança e preservação da Biodiversidade dos parques ambientais

Para o prefeito Dr. Pessoa, a presença de um ponto da Guarda Ambiental poderá zelar pelo patrimônio do local, bem como pela preservação do Meio Ambiente em toda Teresina.

“Aqui foi uma recuperação com o olhar da Prefeitura. A Guarda Municipal tem as duas funções principais de guardar o patrimônio público e proteger também o Meio Ambiente. Ao mesmo tempo também está ajudando na segurança do nosso município”, disse o gestor municipal.

Para a secretária do Meio Ambiente, Elisabeth Sá, a inauguração do posto é uma conquista da cidade. “Pensamos e agora tornamos realidade mais esse presente pra Teresina. A Guarda Ambiental vai auxiliar e muito no nosso trabalho de promover o fortalecimento da política ambiental em nosso município”, garantiu.

Roncalli Filho, superintendente da SAAD Centro, disse que a implementação de um posto da Guarda Ambiental no Parque da Cidade, garantirá segurança para população que frequenta o local em busca de momentos de lazer, e também auxiliará na preservação ambiental da vegetação, uma vez que agora contará com agentes em constante vigilância.

“A SAAD Centro reformou o prédio dentro do Parque da Cidade, que agora contará com um ponto fixo da Guarda, mas também servirá de apoio para a Guarda Municipal. Terá a parte de armas, dormitório, refeitório, cozinha. Era um prédio que estava altamente deteriorado e o transformamos por completo. Queremos parabenizar o prefeito pelo compromisso com a Guarda Municipal e na questão do Parque Ambiental também, pois com a Guarda aqui ajudará na segurança e na preservação ambiental”, declarou o superintendente da SAAD Centro.